quinta-feira, 9 de julho de 2009

Passe Mágico da Fotografia: Ragga Drops ou Bruno Drops Senna


Depois de fazer tantas capas para o caderno Ragga Drops do Estado de Minas, nunca pensei que um dia eu seria o tema da capa. É claro que a minha câmera tem posição de destaque - hehehehe. Na verdade a foto foi para ilustrar a matéria tema dessa semana sobre fotografia, escrita por um cara meia boca ai, um tal de B. Senna.....segue abaixo o texto da matéria.

Click! Click! Click! Quem resiste a uma bela foto? Seja de moda, de carro, de esportes, de comida ou até mesmo aquela fotinha nova no albúm do orkut. Antes de seguirmos em frente, vamos a uma aulinha de história. A origem da fotografia volta até o grande Leonardo da Vinci, que usava a câmara escura para esboçar retratos, isso quando não estava escondendo um código secreto dos templários em suas obras.
Oficialmente, a primeira fotografia permanente foi tirada em 1826 pelo físico francês Joseph Nicéphore Niépce da janela de seu quarto e a exposição demorou nada menos que oito horas!!! Em 1814 ele já havia conseguido registrar uma foto, só que a mesma se apagou depois de um tempo. O processo químico demorou a evoluir e só em 1885 George Eastman desenvolveu o papel fotográfico. Só em 1888 que suas câmeras chegaram a lojas, as Kodak, também conhecidas como câmeras caixão, pelo formato preto e simplicidade de funções. Mas o advento só chegou para as massas em 1900 com a invenção da Brownie, que não é o bolinho de chocolate, mas uma câmera compacta que foi um sucesso até a década de 60. A revolução no mundo fotográfico chegou em 1925 com a Leica I, a primeira câmera 35mm, o formato de alta qualidade e portátil foi o que inspirou toda uma geração de lendas como Henri Cartier-Bresson, Robert Capa e Robert Doisneau. Em 1845 o mundo viu a primeira câmera que revelava fotos instanteneamente, a Polaroid Model 95. Mas chega de tanta velharia, cadê o digital? Surpreendentemente a primeira câmera digital comercializada para o público veio em 1990, a Dycam Model 1, que gravava as fotos num cartão de memória interno de 16MB. A primeira maquina digital profissional foi a Kodak DSC-100 de 1.3 Megapixels e custava a bagatela de 13.000 dólares! A tecnologia evoluiu tanto, que hoje em dia tal resolução é a que temos em celulares e webcams.
Mas porque as fotos nos fascinam tanto? O impacto da imagem, aquela fração de segundo, congelada no tempo, aquele momento decisivo, em que o fotógrafo decide apertar o disparador e registrar, sob o seu olhar, o mundo. Com o advento do digital a fotografia se tornou um passatempo universal sempre presente no nosso cotidiano, e a cada clique mais viciante e apaixonante. Será que a fotografia vai chegar ao fim com a evolução da filmadora e dos meios de comunicação?, A escritora Susan Sontag afirma que “Fotos podem ser mais memoráveis do que imagens em movimento porque são uma nítida fatia do tempo, e não um fluxo.” Tais fatias são para quem fotografa obras, criações de seu universo próprio, a sua percepção ou a manifestação da sua criatividade e é por isso que continuamos sempre, buscando, registrando, e também nos remoendo, por aquelas fotos que perdemos, já que como o tempo, nunca voltam.

Top 10 da Fotografia

1 – Henri Cartier-Bresson – o pai do fotojornalismo moderno e criador do termo “o momento decisivo”, revolucionou a abordagem jornalística com o uso das câmeras 35mm.
2 – Robert Capa – aprendiz de Cartier-Bresson e renomado fotógrafo de guerra. Tinha como lema: se suas fotos não estnão boas é porquê você não está perto o bastante
3 – Annie Leibovitz – a lenda viva. Alguém que fez a última foto de John Lennon (detalhe que ele está nu ao lado de Yoko), fez a capa da Vanity Fair com a Demi Moore grávida e nua e convenceu o Chris Rock a pintar a cara de branco, é com certeza alguém que dispensa apresentações.
4 – Helmut Newton – se você pensar em nus controversos em Paris, pode saber que está pensando em Helmut Newton
5 – Andreas Gursky – o cara conseguiu vender uma foto de uma loja de 99 cents (quase uma lojinha de R$1.99) por 3.3 milhões de dólares, quer mais quer? Isso é que multiplicação do dinheiro.
6 – Ansel Adams – o mestre das paisagens em preto e branco e pioneiro de técnicas como HDR.
7 – Sebastião Salgado – um brasileiro que conseguiu ser parte da Agência Magnum e de renome mundial na fotografia autoral merece estar nessa lista.
8 – David Lachapelle – talvez o Helmut Newton dos tempos modernos, seu portfólio recheado de ousadia, controvérsia e provoção faz sucesso entre Madonna, Marilyn Manson e Angelina Jolie.
9 – Richard Avedon – só vamos mencionar que o cara fez a série mais incrível de fotos dos Beatles.
10 – Robert Doisneau – a foto do beijo de paris inspirou mais casais que a música “beijo na boca é coisa do passado, a moda agora é namorar pelado”