sexta-feira, 3 de julho de 2009

História por trás da foto: Machu Picchu - Panorama


Eu sempre advogo contra a síndrome do equipamento e defendo que o olhar é muito mais importante do que o equipamento. A capacidade de "resolver" visualmente uma foto depende muito mais do fotógrafo do que da câmera. Para comprovar tal teoria, que parece papo de livro de auto-ajuda resolvi postar uma série de fotos feitas em situações não ideais, aqueles momentos em que você pensa: potz eu preciso investir em algo melhor - e culpa sua lente Kit pela foto ruim, sinto muito em te dizer meu amigoL não é a sua lente kit, super lenta e escura que está impedindo o sucesso no mundo fotográfico e o reconhecimento que você tanto sonha . A primeira da série, considero como sendo minha primeira panorama aceitável: Machu Picchu. A ansiedade era tanta por estar em um lugar tão mágico que bati mais ou menos 500 fotos da cidade dos Incas antes do sol nascer - o momeno ideal de se fotografar, pois as sombras criadas pelo sol nascente projetam a face do inca na montanha de Wayna Picchu*, queria acertar o ângulo, estar pronto para quando a luz chegasse no momento ideal, CLICK, magicamente teria uma super foto. Como qualquer fotógrafo, ao ir em um lugar mundialmente famoso, no fundo seu ego não quer nada mais nada menos do que uma foto fantástica, senão é melhor vender todo o equipamento e ir estudar engenharia que é um ramo sempre lucrativo. A cada clique eu ficava mais indignado, trocava de lentes, trocava de ângulos e nada. Nenhuma foto refletia a magia do lugar e a sensação de se estar na cidade perdida, escondida entre um cordão de montanhas. Resolvi subir ao ponto mais alto e percebi que tinha que arriscar uma panorâmica. Acontece que, todos sempre falam da necessidade de um uso de tripé e lentes com boa qualidade ótica e tudo o que eu tinha era meu braço e a 18-55mm kit da 30D**. Fiz essa foto batendo no modo sequencial com a câmera na vertical. No total foram 9 fotos que depois de algumas horas de paciência e de Photoshop e Photostich (da Canon) resultou no que vocês vêem acima. A única coisa que me deixa triste dessa foto é que ela nunca foi publicada.

* se você nunca viu a face do Inca na foto de Machu Picchu gire a cabeça para a direita e olhe a foto de novo, para os geeks gire a foto 90 graus no sentido anti-horário e wow! sim, é fascinante!
** a 30D com uma lente kit nova estão a venda, entrem em contato para detalhes!

5 comentários:

Bruna Andrade disse...

"é melhor vender todo o equipamento e ir estudar engenharia que é um ramo sempre lucrativo".. hauhauahauhauah
Girei a foto, girei a cabeca e nao vi nada :/ kkkkkkkk

BrunoSenna disse...

seeerio, olha o rosto do inca lá atrás!!!!

Unknown disse...

também não consegui ver o rosto
hauha

Anônimo disse...

lá atrás onde?

sheilama24@hotmail.com disse...

Voltei de Cusco ontem e lá realmente é um lugar maravilhoso! Vi um postal lá onde na horizontal se via Machu Picchu e na vertical a foto do Inca. É realmente perfeito!