sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Visão X o Mito do equipamento



Já falei antes sobre o mito do equipamento e dos males na cabeça do fotógrafo, admito, quase como numa reunião de viciados que também sofro desse mal, me vejo até no futuro numa daquelas salinhas com as cadeiras em roda e eu me levanto e falto - Oi meu nome é Bruno, e eu quero comprar a nova Canon 1D mark XXXIIII e o grupo responde em coro - Oi Bruno! Teríamos sessões em dupla abraçados, admitindo o que já compramos por impulso e aquela pedaço de equipamento nunca melhorou nossas fotos - hehehehe, ok, de volta a Terra. Mais e mais compreendo nosso trabalho como profissionais visuais. O equipamento é a simples ferramenta para dar forma a uma visão. É claro que o equipamento pode restringir essa visão (que deve ser além do alcance!!! - viva thundercats!), mas ele nunca pode ser um fim e ainda por cima, nunca pode ser uma desculpa para não se fazer um bom trabalho. A título de exercício fiz uma série de fotos com meu iPhone no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Usei também algumas apps para editá-las no próprio iPhone...sem photoshop!!! (já que a versão do photoshop para iPhone ainda não está disponível na iStore brasileira.....valeu adobe!)
A qualidade dos arquivos ainda me incomoda, apesar de em muitos momentos a camerazinha de 2MP me surpreender, especialmente em situações de pouca luz, mas o foco não foi a qualidade da câmera, mas o exercício de apurar o olhar e estar sempre atento a algo interessante, tem me inspirado muito visualmente. Ser fotógrafo é um trampo de 24h, não tem como desligar nossa imaginação e mantê-la estimulada é um processo único para cada indíviduo. Keep shooting!










Nenhum comentário: