quinta-feira, 26 de março de 2009

Diários de Viagem: O sol de Marseille

Resolvi compartilhar alguns diários de viagem e fotos com os seguidores fieis e assíduos do Fotomaníaco!
02/Jul/2008

Após aproveitar muito na Petzl Rock Trip a nossa expedição seguiu viagem em direção a Marseille, para conhecermos a famosa área de escalada dos Calanques. Um maçico de calcário branco de mais ou menos 30km de extensão com nada menos que 3500 vias, sendo umas 2600 de escalada esportiva e umas 900 de paredões. Depois de 6h de viagem no clio mais lotado do mundo chegamos a Marseille, o Rio de Janeiro da França, tentei de todas as maneiras convencer o Alexis a virar o carro
e ir para Barcelona que esta a 250km de distancia, mas meus gritos: Barcelona, Barcelona aeeeee, foram completamente em vão. No primeiro dia escalamos a famosa Arête de Marseille, uma das vias mais escaladas do país. Um paredão de 150m com 6 enfiadas variando entre quarto e quinto grau, a equipe muito fominha fez a via em 3 enfiadas. As agarras de tão usadas estão super ensebadas e a maresia não ajudava muito. A via, apesar de fácil, tinha dois lances adrenantes: o primeiro que apelidamos de "le pulinho" ao final da primeira enfiada o escalador tem que pular de um pico para a rocha seguinte para
continuar escalando, a distância é pouca, mas a altura eleva o medo e a incerteza. O segundo lance foi o rapel no que o Alexis chamou de o "antigo carvalho milenar" e quando fomos ver, na realidade era o pequeno carvalho com a fita milenar abandonada (10cm de diametro). Depois da escalada fizemos um trekking "light" de 2h de descida no cascalho para chegar a uma linda praia para nadarmos no mediterrâneo, nunca vou me esquecer da cor do mar que se mesclava entre tons de verde turquesa e azul esmeralda. O calor era insuportável, 35C e com a humidade parecia fazer 40C. No dia seguinte, mais um conterrâneo da terra brasilis se juntou a expedição: Gustavim! Com muito ânimo e pique para por todos insanos.

Nosso próximo destino: Chalé do Alexis (para os escaladores: Ceuse)

o Crux do cume

Yan Ouriques

Alexis Loireau

Bruna Andrade disse...

Como eu ja conheco as fotos nao vou nem ficar repetindo q q eu acho! rsrs...
Ri d+ do "clio mais lotado do mundo"... ACho q so isso nao descreve! faltou a foto!rsrsrs
Gostei do comentario do Gustavim deixando td mundo insano... quem ja viajou com ele sabe mto bem como q eh! kkk