quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

The Original Wailers



O reggae canta um mundo de paz e não seria diferente a simpatia e alegria dos membros da banda de Bob Marley. Fotografá-los foi um prazer, o show no Esopo foi fenomenal, e mais uma vez o passe mágico da fotografia me levou ao camarim da banda, com direito até a emprestar a minha câmera para o guitarrista ter a chance de ver de perto uma lente fisheye. Quando tocou "turn your lights down" eu simplesmente arrepiei.

Sayin': ooh, it's been a long, long (long, long, long, long) time;
I kept this message for you, girl,
But it seems I was never on time;
Still I wanna get through to you, girlie,
On time - on time.
I want to give you some love (good, good lovin');
I want to give you some good, good lovin' (good, good lovin').









terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

BMW: Powder Keg!

Esse vídeo é velho, mas é muito bom. Dirigido pelo Alejando Gonzalez (21 Gramas, Babel, Amores Brutos...) para uma campanha da BMW chamada The Hire. Para todos aqueles que sonham em ser fotógrafos de guerra. Super produção!!!1

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O Rei do TBC!

Eu já preguei milhões de vezes sobre a teoria TBC. A importância de se criar projetos para manter-se motivado,buscando novas inspirações, elevando a sua criatividade como fotógrafo. Esse projeto do fotógrafo escalador francês Guillaume Broust é simplesmente fantástico. Vale a pena parar 5 min e babar nas imagens e nas manobras dessa idéia insana para uma foto. Divirtam-se! E três hurras para os videos de making of que nos entretem tanto! hip hip hurra!



ps: momento cultural, é making of e não making off!!!!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O Stand-In!


Só fui entender a real importância do stand-in depois de ler o fantástico livro da lendária Annie Leibovitz - Life Through a Lens (pausa - se você ainda não leu corra, é leitura obrigatória!). Para aqueles desavidos navegando a deriva que não tiveram a chance de por as mãos no livro e não sabem o que é o stand-in farei uma explição brévia. Não é um tipo de tripé esse são os light stands o stand-in é alguem que stands in! Muito básico não? mas onde? No meio do caos é claro, do seu caos, stands in no meio da sua luz, do seu set, do seu estúdio. É a pessoa que faz o test-drive da sua iluminação. Quando comecei, tinha uma idéia, nem sei se dá para chamar de idéia, arriscava algo com meus flashes, colocava o modelo, ou as pessoas a serem fotografa e FLASH! Clicava, olhava no LCD e me surpreendia assim como na época da película em que buscava o filme revelado. É claro que na maioria das vezes a surpresa não era boa, faz parte, como dizem por ai, mas faz parte mesmo, do processo de aprendizado, não é fácil enxergar o efeito da luz e por isso o stand-in é tão importante. Com ele você já sabe o que vai acontecer, não fica na frente da modelo, espera ai, um minutinho, deixa eu ajustar aquele flash, isso só atrasa a sessão e deixa você e a modelo mais nervosos. Meu stand-in oficial em projetos fotógraficos tem sido ninguém mais ninguém menos que o ilustre Carlos Hauck, companheiro de Ragga e grande amigo. Nos meus últimos ensaios ele apareceu para dar uma consultoria (entenda-se muitas vezes me salvar de fazer uma besteira) e foi o stand-in oficial com seus pulos e sua attitude I dont give a damn!!!


A cada trabalho, projeto ou saída percebo mais e mais a importância de uma equipe talentosa, de uma sintonia no trabalho e uma consistência no fluxo. O clique é a soma dos esforços em grandes projetos, já disse isso antes, bem diferente do trabalho jornalístico, na produção autoral a foto é a soma dos esforços. Uma boa equipe não só contribui como muitas vezes pode "save your ass"!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

The Cranberries! - fotógrafo fã!


Sempre me empolgo quando tenho a chance de fotografar uma banda que marcou uma fase da minha vida. Foi assim com Dave Matthews Band, Orishas, Alanis e agora foi a vez do Cranberries! Ahh os momentos de adolescência, tudo parecida perdido, tudo tão longe, longe da realidade na verdade porquê tudo era tão simples, queria eu poder dizer que passava horas me com minha câmera análogica transformando minhas frustrações e desejos adolescentes em fotos......mas não, a vida não é um filme, e eu nem ao menos tinha uma câmera, desperdicei horas de criatividade na internet e ouvindo música, basicamente fazendo.....NADA!
Back to the future.....tive a chance de ir no camarim, por 30 segundos, fazer fotos tão feias que nem tenho coragem de postá-las, mas valeu por ver a banda de perto e não, não pedi autógrafo, mas tive vontade.....voltando ao show, ahh o show e que show! Dolores ainda tá com tudo em cima, literalmente, e principalmente a voz, que continua ANIMAL! O Chevrolet Hall estava explodindo de tanta gente que cantou e pulou muito!