domingo, 24 de maio de 2009

Front Page no 8a.nu



A preguicinha de Domingo se foi a boa notícia logo no início do dia. A foto que tirei do escalador Jean Ouriques trabalhando a via Cabra da Peste na Serra do Cipó está na capa do site 8a.nu. O site de profiles e notícias, de acordo com o Google Analytics é o mais visitado de escalada do mundo. Celebridades como Dave Graham, Daniel Woods e Dani Andrada tem perfil lá.

domingo, 17 de maio de 2009

A alma de surfista



Alguem ja ouviu falar de mineiro surfista? Numa quarta feira de março, as vésperas da semana santa, zarpava um onibus cheio deles, ou pelo menos, cheio de aspirantes ao surf lifestyle. O destino era Camburi, um reduto do surf escondido no litoral norte de São Paulo.

Surfar pode representar diversas coisas como paz, equilibrio, alívio ou desafio, mas todos ali tinham um traço em comum: ninguém queria esperar a aposentadoria chegar para aproveitar a vida. Na escolinha ficou claro, que para se viver o sonho, é preciso ralar muito, seja o joelho, o cotovelo ou até mesmo a testa nas vacas inesperadas. Mas todo esforço tem sua recompensa e a sensação de ficar em pé na prancha e sentir a onda aos pés é única e indescritível para cada surfista.

Para fechar a viagem na vibe certa, nada melhor que um Luau na praia ao som do violão de Nabor e seu repertório com covers de Sublime, Red Hot Chili Peppers, Jack Johnson e toda aquela galerinha que adora uma prancha e uma praia.

No retorno para casa só se viam os sorrisos, os olhares, as lembrancas e os momentos comprovando a frase de Chris McCandless, do filme Na Natureza Selvagem: "happyness only true when shared" a felicidade so é verdadeira quando compartilhada.

Edição especial da viagem em versão digital.





















quinta-feira, 14 de maio de 2009

Isso não é uma fórmula mágica nem uma receita de bolo: 10 dicas fotográficas

Frequentemente sou perguntado sobre o que fazer para melhorar o seu portfólio ou escuto a seguinte frase: ah minhas fotos são horríveis, eu não sei tirar fotos. Bom eu também não sabia, e há horas ou situações que acho que ainda não sei. O que muitas pessoas não sabem é que fotografia pode ser aprendido. Tudo bem, ninguém aprende a ser um mestre da fotografia, mas existe sim evolução no processo (thanks god!!). Compiliei uma humilde lista de 10 dicas que talvez possam ajudar no início da sua carreira. Existem milhões de outros para se falar, mas um passo de cada vez.

1 - Como diria o destemido Robert Capa, se suas fotos não estão boas o bastante é porque você não está perto o suficiente. Acreditem ou não, mas por muito tempo achei que ele falava de distância geográfica...pense na implicação filosófica dessa frase.
2 - Estude as regras de composição, observe pinturas e desenhos, aplique-as e depois quando já tiver domínio comece a quebrá-las, com o tempo será natural perceber quando elas devem ser seguidas e quando não. É uma evolução natural do olhar em conjunto com a idéia a ser transmitida pelo fotógrafo.
3 - Conheça e estude o trabalho dos mestres da fotografia, tanto os clássicos quanto os modernos, mas principalmente os experts da sua área de atuação. Eles servirão de referência e inspiração no futuro, acima de tudo eles elevarão as referências do seu olhar, pode ser assustador no começo, olhar de volta para o seu portfólio e pensar: eu sou uma m..£#$@! minhas fotos não prestam, melhor coisa a fazer é vender a d%$&* da minha câmera! Mas não tenha medo, você tem que produzir fotos para o olhar mais exigente de todos: o seu!. Nomes como Annie Leibovitz, Richard Avedon, Robert Capa, Cartier-Bresson, Robert Doisneau, W. Eugene Smith, Helmut Newton, David Lachapelle, Sebastião Salgado, Klaus Mitteldorf, Jean Baptiste-Mondino são alguns para começar.
4 - Assista muitos filmes, especialmente os clássicos e se atente para os ângulos, cores e luz, ouça músicas e busque inspiração em outros tipos de arte.
5 - Fotografe o que te fascina e estude o assunto. Para se obter excelência em um campo da fotografia é preciso conhecer bem o tema, então, muitas vezes, é mais fácil começar pelo que você já sabe.
6 - Se envolva com pessoas que também estão no processo de aprendizado, ensine aos que sabem menos e aprenda com os experts. A curva de aprendizado se acentua quando o conhecimento é compartilhado. Não existe técnicas secretas, o verdadeir segredo está no processo criativo e na solução de problemas durante o caminho de realização de uma idéia.
7 - Viaje, nada é mais inspirador para a alma do que sair da sua zona de comforto da rotina. O simples contato com algo novo gera inspiração para o olhar atento.
8 - Não caia no mito do equipamento, bom ao menos tente dar uma freiada. É difícil, eu sei, ainda mais com o excesso de mídia bombardeando nossas cabeças e nossas carteiras. Quem consegue resistir a um Joe Mcnally falando sobre o novo Flash da Nikon, quer uma saída? Leia Strobist!
9 - Faça parcerias . Encontre pessoas criativas e dispostas e faça delas aliados, uma boa foto é como uma boa sinfonia, onde o fotógrafo é o maestro que cordena todos os instrumentos para conseguir uma melodia única.
10 - Fotografe mais! faça do TBC uma filosofia de vida. Para quem não sabe o TBC é algo que aprendi com um professor de Marketing. TBC = tire a bunda da cadeira. Saia de casa e vá realizar aquele projeto que você tem vontade. De boas idéias o mundo está saturado. Realize!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Canon vs. Nikon pt5



Nikon de comer!

A saga que já passou milênios continua e agora, depois de transformarem uma Nikon D3 em arte, acharam um outro uso para as cameras, virar comida! Esse bolo D700 foi um presente surpresa para a fotógrafa Marcia Felton no seu aniversário. Além do bolo, ela ganhou do seu marido uma D700 de verdade e resolveu fazer as fotos do momento. A obra de arte foi criação da confeitaria Granny Schmidt's em Emmaus, PA, EUA. Tinha que ser coisa de americano.




Nova ascensão



O prodígio escalador Jean Ouriques adicionou mais uma "cadena" para seu pesado currículo de escalador. A via Cabra da Peste, um 10C/11A, localizada no meio da Serra do Cipó. Após dias árduos isolando os movimentos da via, a cadena saiu, bem sólida, no domingo do dia 03 de Maio. A via começa com uma movimentação punk na divisa . Agradecimentos ao Videomaker/Fotografo Everton e ao Yan pela prolongada segurança durante a sessão. Para os que se perguntam como as fotos foram feitas, tivemos que nos ancorar na via do lado, só que pelo grau de dificuldade (um 9B) foi mais fácil fazer a ascensão pela árvore do lado. Monkey man!!!













Making Off

Yan sofrendo da segurança


Everton no crux da subida


Alegria da cadena