segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Conselheiro BOB!


Acabei de terminar o livro "Cartas a um jovem fotógrafo" do célebre e lendário Bob Wolfenson. É um daqueles livros de cabeceira para qualquer que deseja se aventurar com uma camera profissionalmente. Me senti como que se acompanhando um diário de anos, onde a conversa permeia histórias, idéias, referências e conselhos, a sensação que tive é que o livro foi escrito ao longo de anos, como se ele estivesse se advertindo para o futuro. Não há nada sobre técnica no livro, mas muito sobre a experiência fotográfica. Não deixe de ler!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Tilt&Shift&Cheap



Bend the rules! Tem muito tempo que eu queria testar uma Lensbaby e finalmente consegui comprar uma. Sempre fui apaixonado por lentes Tilt&Shift, mas convenhamos que o preço das lentes não é nada atraente. Perai, o que é tilt&shift? São lentes que tiltan e shiftam, óbvio, hehehehe. Na real são lentes que mexem a sua axis, e para que? Para corrigir perspectiva e fazer desfoques seletivos. Ainda não entendeu? Clique aqui!
A lensbaby fazem justamente isso, só que custam 1/5 do preço. É claro que perdemos em qualidade, nitidez, controle e bláh bláh bláh. A real é que a partir de USD 100 já dá para comprar a mais simples. Existem diversos modelos e diversos kits óticos para se escolher. Todas tem uma distância focal de 50mm. Eu acabei comprando a Muse com o kit ótico de vidro duplo. Levei para o Rio de Janeiro no Reveillon para testar a bichinha. Já de cara digo que focar com ela não é fácil e requer treinamento, principalmente para objetos distantes. Apanhei muito, perdi várias fotos, achei que acertei várias e o que sobrou no final foram essas fotos, mas o melhor foi o tanto que me diverti. Me senti meio que com uma SLR Lomo e qualquer coisa era divertido de fotografar controlando os mais inimagináveis desfoques. A lente tem um sistema engenhoso de troca dos anéis de abertura e a qualidade ótica é legal quando a luz está boa, mas no contra-luz gera muita distorção de cor. A minha Muse com certeza vai me acompanhar em viagens futuras. Mais informações técnicas no site Lensbaby.com












sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Feedback: Positive Vibes


Não vou discursar sobre feedbacks, existem milhões de textos gerenciais sobre o assunto. Sempre considerei o feedback uma ferramenta importante para a evolução do meu portfólio, principalmente o negativo e o auto-feedback, que é bem difícil de se fazer sem perder o foco, mas hoje quero falar de um outro tipo de feedback, daquele que você não espera e dá um novo sentido ao seu trabalho. Esse feedback é um dos maiores motivadores para continuar sempre buscando transformar seu olhar em imagens. No ano passado fui junto ao repórter Bruno Mateus fazer uma matéria sobre desaparecidos políticos. Antes mesmo de saber a história, pensei numa foto, de como poderiámos retratar a angústia dos que ficam. Durante a entrevista com a Maria Leonor ficou claro que a dor nunca passa, uma história sem final em que a esperança se mistura com sofrimento. Fiz a foto com a minha idéia na cabeça, enviei algumas opções para a Ragga. A matéria saiu na edição de Dezembro, e logo após o retorno do reveillon recebemos o email abaixo:

Boa tarde Bruno!

Quem fala é Fatima, filha de D. Leonor e falamos algumas (varias) vezes por telefone, quando vc fazia a reportagem sobre familiares dos desaparecidos politicos, mineiros.
Em primeiro lugar, quero parabeniza-lo pela reportagem como um todo e, em especial, a que vc fez com minha mãe, porque ficou muito boa!
Te confesso que só hoje fiz uma leitura mais "desavisada" mais "como um leitor qualquer" dessa reportagem porque, inicialmente fui na foto dela e cheia de "criticas" disse: O BRUNO PODERIA PEDIR AO FOTOGRAFO PARA MELHORAR ESSA FOTO DELA, ELA FICOU MUITO FEIA, A FOTO ESTÁ CHEIA DE SOMBRAS, BLA,BLA,BLA...aí fui pegando pedaços do depoimento dela e chorei. Guardei a revista...peguei de novo em um outro momento e li mais um pouco e guardei.
Hoje, vi toda a revista e li..na integra, toda a reportagem e vi a foto dela com outros olhos...com o mesmo olhar "carregado de carinho e saudades" que voce tão bem referenciou. E todas as sombras e todas as marcas em seu rosto deu me a exata noção do tempo e da dor que carrega esta historia! PARABENS, TAMBEM, AO FOTOGRAFO DESTA REPORTAGEM!!!
Hoje vi, também, a mesma historia pela primeira vez contada por ela, minha mãe, no seu conteudo emocional em "Morte de um sonho".
(Ela nunca nos relatou isto!)
Então, tive vária surpresas ao rever sua revista.
Por fim, quero parabenizar toda a equipe pela revista, pelo seu formado e conteudo que me agradou muito!!!

Meu abraço,

Fatima

Sem palavras para descrever o sentimento ao ler o email...

Leia a matéria na Edição de Dezembro aqui, vale a pena!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

RAGGA FOTOGRAFIA!



A Ragga de Janeiro não podia começar melhor. Uma edição só sobre fotografia, sem textos, só imagens, e de altíssimo nível por sinal. Recheada com uma seleção da nata dos colaboradores da revista. E quem é o modelo da auto-foto da capa?
O ano começou com o pé direito! Vamo que vamo.....

Confira a edição digital aqui

terça-feira, 5 de janeiro de 2010