sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Feedback: Positive Vibes


Não vou discursar sobre feedbacks, existem milhões de textos gerenciais sobre o assunto. Sempre considerei o feedback uma ferramenta importante para a evolução do meu portfólio, principalmente o negativo e o auto-feedback, que é bem difícil de se fazer sem perder o foco, mas hoje quero falar de um outro tipo de feedback, daquele que você não espera e dá um novo sentido ao seu trabalho. Esse feedback é um dos maiores motivadores para continuar sempre buscando transformar seu olhar em imagens. No ano passado fui junto ao repórter Bruno Mateus fazer uma matéria sobre desaparecidos políticos. Antes mesmo de saber a história, pensei numa foto, de como poderiámos retratar a angústia dos que ficam. Durante a entrevista com a Maria Leonor ficou claro que a dor nunca passa, uma história sem final em que a esperança se mistura com sofrimento. Fiz a foto com a minha idéia na cabeça, enviei algumas opções para a Ragga. A matéria saiu na edição de Dezembro, e logo após o retorno do reveillon recebemos o email abaixo:

Boa tarde Bruno!

Quem fala é Fatima, filha de D. Leonor e falamos algumas (varias) vezes por telefone, quando vc fazia a reportagem sobre familiares dos desaparecidos politicos, mineiros.
Em primeiro lugar, quero parabeniza-lo pela reportagem como um todo e, em especial, a que vc fez com minha mãe, porque ficou muito boa!
Te confesso que só hoje fiz uma leitura mais "desavisada" mais "como um leitor qualquer" dessa reportagem porque, inicialmente fui na foto dela e cheia de "criticas" disse: O BRUNO PODERIA PEDIR AO FOTOGRAFO PARA MELHORAR ESSA FOTO DELA, ELA FICOU MUITO FEIA, A FOTO ESTÁ CHEIA DE SOMBRAS, BLA,BLA,BLA...aí fui pegando pedaços do depoimento dela e chorei. Guardei a revista...peguei de novo em um outro momento e li mais um pouco e guardei.
Hoje, vi toda a revista e li..na integra, toda a reportagem e vi a foto dela com outros olhos...com o mesmo olhar "carregado de carinho e saudades" que voce tão bem referenciou. E todas as sombras e todas as marcas em seu rosto deu me a exata noção do tempo e da dor que carrega esta historia! PARABENS, TAMBEM, AO FOTOGRAFO DESTA REPORTAGEM!!!
Hoje vi, também, a mesma historia pela primeira vez contada por ela, minha mãe, no seu conteudo emocional em "Morte de um sonho".
(Ela nunca nos relatou isto!)
Então, tive vária surpresas ao rever sua revista.
Por fim, quero parabenizar toda a equipe pela revista, pelo seu formado e conteudo que me agradou muito!!!

Meu abraço,

Fatima

Sem palavras para descrever o sentimento ao ler o email...

Leia a matéria na Edição de Dezembro aqui, vale a pena!

Nenhum comentário: