terça-feira, 27 de abril de 2010

Muito além da camera....


Já cansei de algumas coisas, cansei do papo purista se é certo ou não usar photoshop, cansei de ouvir saudosistas falarem que o digital nunca vai ter a qualidade do filme e cansei de ouvir dizer que a câmera não enxerga o que o olho vê, claro que não, mas ela pode enxergar muito além, qual é o limite? A sua criatividade e tão desejava visão criativa - Desabafos a parte, vamos ao que interessa: fotos! Lá estava eu, ou melhor, cá estava eu, me preparando para umas fotos de boulders em Conceição do Mato Dentro, quando vejo meu bom amigo Alexis perambulando no topo de um bloco de pedras. No fim da tarde com a aproximação do crepúsculo, que não tem nada a ver com o filme ruim, mas com a luz boa, logo vi que a cena estava linda, mas linda na minha cabeça, linda para uma foto subexposta, uma cena digna de se clicar, já para os presentes não passava de uma luz fraca e umas nuvens com pouco contraste, o que eles não entendiam, o que muitos não entendem é que a camera como mera representação da realidade nos presenteia com uma gama quase infinita de possibilidades na hora da foto, cabe ao fotógrafo escolher a melhor abordagem. Há uns 20 metros de distância gritei e comecei a dirigir o Alexis, que assim como os outros ao meu redor, não entedia o motivo de tanta empolgação minha com uma cena tão "comum". Só ao ver o resultado no LCD momentos depois é que aceitaram a minha insistência em capturar aquele momento único. Olhe além da camera, olhe além dos olhos, olhe além dos outros!

7 comentários:

Ana Gabriela disse...

Muito boa a foto e muito boa a reflexão também. Sou sempre a favor de tudo que vai além do "mera representação da realidade". É na na hora que a gente modifica o que todo mundo está vendo que assina a arte, não é?
Abração (adoro acompanhar seu blog...)

Alexis disse...

Você está certíssimo! Não escute os babacas que falam que a foto vai ficar bem mais ou menos e que não vale a pena fazer alguns esforços para ela!!!

Anônimo disse...

Bem dito e bem escrito e também posso dizer... bem clicado!

Yan (um dos que não acreditava na foto)

Anônimo disse...

"No fim da tarde com a aproximação do crepúsculo, que não tem nada a ver com o filme ruim, mas com a luz boa, logo vi que a cena estava linda".... ahahahah eu ri! realmente a foto ficoouuu muiito linda!!! como sempre surpreendendo com seus cliques inusitados =D
Mell..

Anônimo disse...

Mandou bem mr. senna......
keep on going!!!
Dani

Mariana Medrano disse...

Olá Bruno, tudo bem?
Admiro muito fotografia de aventura. A qualidade do seu trabalho é admirável. Tanto na técnica quanto na questão artística.

Estudo jornalismo e, para uma disciplina, criamos um twitter. Gostaria de ilustrá-lo com algumas de suas fotos. Pode ser?
Dando os devidos créditos, é claro!

Parabéns!

Mari Medrano

Unknown disse...

eu vi com e sem negóço no meio,
e eu gostei das duas.

adouro uma intervenção.

e aprendi o que é boulder e como se escreve! :)