quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Panning!



>>O que é?
Panning é uma técnica usada para dar a sensação de movimento, borrado o fundo mas mantendo o primeiro plano em foco. É uma das primeiras técnicas que qualquer fotógrafo de esportes deve aprender e dominar. Os resultados são incríveis. É preciso ter cuidado com o uso excessivo, uma vez, que as imagens ficam muito parecidas. Basicamente o panning consiste em diminuir a velocidade do obturador e acompanhar o objeto a ser fotografado no plano focal e voi'la: o fundo fica milagrosamente borrado e o assunto nítido!
>> Como? Como? Como? Eu também quero fazer um panning!
OK, ok, na teoria tudo são flores, vamos a prática: comece com velocidades entre 1/125 e 1/60 e com o tempo vá diminuindo até achar a ideal (frequentemente uso 1/4). Nesse caso o mais prático é usar o modo prioridade de velocidade e deixar a camera controlar a exposição (fique atento para pontos muito claros ou muito escuros no segundo plano).
>>How to freeze the action? Ta ficando tudo borrado o que faço?
A maneira mais efetiva e fácil de congelar o assunto é usando o flash (até o f..... da camera serve, mas de preferência use um hotshoe e compense para menos um pouco para ele não ficar tão óbvio). Se você tem um Pocket Wizard ou mais de um flash com iTTL ou E-TTL (flashes disparados por infra-vermelho) pode dispará-lo a distância.




5 comentários:

Kenia Soares disse...

olá eu também sou fotomaniaca!

BrunoSenna disse...

bem vinda ao clube kênia!!! e volte sempre!!

Bruna Andrade disse...

ADORO seu blog, ja t falei isso ne??

bjo!

Anjinha Brava disse...

Um dos fatores que fazem da fotografia algo tão fascinante é a chance que temos de interpretar a cena do nosso ponto de vista. Controles de velocidades de obturador e de abertura são dois dos modos mais importantes de fazer fotos únicas e é aí que entra a personalidade do fotógrafo!
Eu acho bacana captar o movimento mas usar essa técnica em excesso cansa. Conforme já foi dito. Prefiro paralisar a imagem. As vezes saem fotos bacanérrimas... Mas acho também que depende do esporte em que estamos mirando. No futebol é que tenho os melhores congelamentos.
Bacana vc dar as dicas no seu blog. Apostila virtual!

Mia disse...

Olá, eu sempre quis fazer fotografia, mas nunca tive grana agora comprei uma Kodak Z981 estou super empolgada
mas não sei nada me da umas dicas de como fazer o panning se com a minha maq da para fazer e tals, ficarei muito grata Michelle R.