sábado, 7 de fevereiro de 2009

Luz de espetáculo

Não existe nenhum mistério em se fotografar luz de espetáculo. Seja em shows, teatros ou apresentações. Você simplesmente precisa de uma lente clara (ƒ2.8 ou mais clara) e uma camera que tenha capacidade de fotografar a ISO 1000 ou 1600. O primeiro problema é que você fica totalmente depende do pessoal da iluminação e como diria a Annie Leibovitz "they're mostly on drugs", hehehee. O Segundo problema são os produtores, nos grandes shows os fotografos só são autorizados a fotografar o primeiro e segundo minuto de cada música. Nunca consegui entender o motivo, acho que eles devem ter medo que possamos vender as fotos na internet ou talvez porque nos dois primeiros minutos os artitas ainda estão sóbrios, heheheh.
Recentemente fiquei me perguntando o que faz uma boa foto de show. As duas primeiras que me vêm a mente são as clássicas do Mick Jagger parendo um demônio no microfone (by Annie of course) e a classica do Bob Marley explondino-se ao microfone (nunca consegui descobrir o autor). Cheguei a conclusão que é o aproveitamento da luz disponível, a comosição e a captura do "momento decisivo". Aquele instante alegria, o segundo de explosão ou a angústia. Algo que resuma o show em uma imagem.

Inside tip: quando a luz ficar pessima, ou a foto ficar subexposta uma solução muito prática é converter para P&B, o ruído que incomoda se transforma em grão e agrega valor.



Alanis Morissette


Orishas


Orishas


Little Joy


Little Joy


Little Joy


Little Joy


Dave Matthews



Dave Matthews Band: Carter


Dave Matthews

ps: deixe seu flash em casa, ser visto num espetaculo disparandos flashes é sinal de amadorismo.

3 comentários:

Fernanda Fernandes Fontes disse...

Olá.

Eu sou uma amadora, por enquanto! rs...Amo fotografias e pretendo enteder um pouco mais das questões técnicas, até mesmo pq trabalho com comunicação e seria importante às minhas atividades.

Belas fotografias por aqui!

Me visite, qdo tiver um tempinho.

Abraços!

Anônimo disse...

Bruno,

as duas fotos do Amarante ficaram lindas.
tb sou amadora, mas tenho com quem aprender. aaahhhh!


sou eu,
debra (sua assistente)
=)

BrunoSenna disse...

tem como nao saber que é vc? rs...