quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Panning!



>>O que é?
Panning é uma técnica usada para dar a sensação de movimento, borrado o fundo mas mantendo o primeiro plano em foco. É uma das primeiras técnicas que qualquer fotógrafo de esportes deve aprender e dominar. Os resultados são incríveis. É preciso ter cuidado com o uso excessivo, uma vez, que as imagens ficam muito parecidas. Basicamente o panning consiste em diminuir a velocidade do obturador e acompanhar o objeto a ser fotografado no plano focal e voi'la: o fundo fica milagrosamente borrado e o assunto nítido!
>> Como? Como? Como? Eu também quero fazer um panning!
OK, ok, na teoria tudo são flores, vamos a prática: comece com velocidades entre 1/125 e 1/60 e com o tempo vá diminuindo até achar a ideal (frequentemente uso 1/4). Nesse caso o mais prático é usar o modo prioridade de velocidade e deixar a camera controlar a exposição (fique atento para pontos muito claros ou muito escuros no segundo plano).
>>How to freeze the action? Ta ficando tudo borrado o que faço?
A maneira mais efetiva e fácil de congelar o assunto é usando o flash (até o f..... da camera serve, mas de preferência use um hotshoe e compense para menos um pouco para ele não ficar tão óbvio). Se você tem um Pocket Wizard ou mais de um flash com iTTL ou E-TTL (flashes disparados por infra-vermelho) pode dispará-lo a distância.




quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Frase da semana

"I only use a camera like I use a toothbrush. It does the job." - Don McCullin (Fotógrafo da Agência Magnum)

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Vídeo Paris Toujours

Para quem bobeou e não pode ir ao Café com Letras ver a exposição Paris Toujours, aqui está o vídeo das fotos!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Fotos do Aniversário da Rokaz

Link para a galeria online:

Fotos do aniversário da Rokaz.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Parabéns Rokaz!



A academia de escalada Rokaz completou 1 ano de funcionamento nesse fim de semana. Nada melhor para comemorar do que bolo de chocolate, escalada e uma gincana animadíssima com desafios como escada de corda de 16m, um pêndulo insano, escalar no positivo com uma colher equilibrando uma bola de ping-pong, bote no muro de boulder, 6 vias e 6 boulders, campus board, barras no fingerboard, slackline, corrida com os pés amarrados, escalada de velocidade e o melhor de todos: o cream cracker challenge!

Em breve a galeria com todas as fotos!


Gustavim e toda sua concentração na Slackline


Tevo e seus seis biscoitos Cream Cracker na boca!


Pêndulo


Juan "destemido" no salto da morte!


César Lins no desafio do bote


Escada de cordas


Desafio do Bote


Renata Vergara se preparando para o salto do pêndulo


A fatia dos donos é reforçada!


Bruna, Alexis e Mel na corrida de pés amarrados.


Slackline


Gustavim, Clarice e Felipinho


Chute no sino!


Sangue no olho Patrícia !


As mulheres sempre torcem pelos francese, força Alexis!


Faca na caveira!


César Lins fearless no salto do pêndulo


"Ahhh eu não vou não..."

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Alanis



Algo que é para mim incrível na fotografia é a possibilidade de registrar pessoas ou eventos, que antigamente faziam parte da sua coletânea de CD's ou de filmes. É uma sensação incrível, ter acesso a esse universo, que antes era alheio a própria realidade. Tudo isso vai por água abaixo quando a produção do show vira e diz: nenhum fotógrafo pode chegar a menos de 30m do palco e só é permitido fazer imagens da arena da imprensa durante a segunda e terceira músicas. Ok, onde é a arena? simplesmente no local mais distante possível, no alto do Chevrolet Hall ao lado do canhão de luz. Ai você pensa: poxa, eu bem que devia ter comprado aquela 600mm ƒ4 IS da Canon. Como não é o caso, a minha 200mm não vai adiantar de nada a essa distância no escuro e qualquer infeliz com um celular ou uma Point&Shoot vai fazer fotos melhores na primeira linha da platéia. É nessa hora que você tem duas escolhas: guardar o equipamento e curtir o show ou sair fotografando guerilla style!






ps: olhem o preço do case para transportar a 600mm

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Canon x Nikon_pt3

Na busca incansável para descobrir o vencedor dessa luta de titãs, consegui descobrir quem indicou ao Mr. President, a.k.a. (also known as para vc que não estudou inglês) Mr. Barack Obama, o sistema canon como sendo o melhor. Não foi fácil, mas após subornar dois agentes do serviço secreto e ter acesso aos registros telefônicos da presidente, descobri o autor: ninguém menos que a singela, sem talento, e já fora de moda ANNIE LEIBOVITZ!!!! Ráaaaa, hehehehehehee.


Leibovitz, não com uma, mas duas super canons!!


woops, acho que o sr. comeu feijão no jantar sr. presidente...


detalhe pro tanto de equipamento largado ali do lado!!!

ps: tudo isso é brincadeira, sendo Canon ou Nikon você estará muito bem servido, desde que escolha canon!
ps2: esse blog foi sinalizado novamente como possível terrorista por usar as palavras Obama, Presidente, EUA, agentes secretos e LEIBOVITZ (código russo provavelmente)

Posts antigos:

Canon vs Nikon

Canon vs Nikon pt2

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Livro de Retratos: Watchmen!


Enquanto os fãs, or geeks e os nerds de plantão aguardam ansiosamente pelo aclamado filme Watchmen, o fotógrafo oficial da produção, Clay Enos resolveu lançar um livro de retratos em P&B com os personagens. Watchmen é série de quadrinhos mais aclamada do mundo e segue uma linha de história para adultos com heróis no estilo "vigilantes". Um grande diferencial é que o foco é dado na instrospecção e descontrução de cada personagem ao invés dos super poderes

Veja a matéria e a galeria de fotos no site da PDN.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Luz de espetáculo

Não existe nenhum mistério em se fotografar luz de espetáculo. Seja em shows, teatros ou apresentações. Você simplesmente precisa de uma lente clara (ƒ2.8 ou mais clara) e uma camera que tenha capacidade de fotografar a ISO 1000 ou 1600. O primeiro problema é que você fica totalmente depende do pessoal da iluminação e como diria a Annie Leibovitz "they're mostly on drugs", hehehee. O Segundo problema são os produtores, nos grandes shows os fotografos só são autorizados a fotografar o primeiro e segundo minuto de cada música. Nunca consegui entender o motivo, acho que eles devem ter medo que possamos vender as fotos na internet ou talvez porque nos dois primeiros minutos os artitas ainda estão sóbrios, heheheh.
Recentemente fiquei me perguntando o que faz uma boa foto de show. As duas primeiras que me vêm a mente são as clássicas do Mick Jagger parendo um demônio no microfone (by Annie of course) e a classica do Bob Marley explondino-se ao microfone (nunca consegui descobrir o autor). Cheguei a conclusão que é o aproveitamento da luz disponível, a comosição e a captura do "momento decisivo". Aquele instante alegria, o segundo de explosão ou a angústia. Algo que resuma o show em uma imagem.

Inside tip: quando a luz ficar pessima, ou a foto ficar subexposta uma solução muito prática é converter para P&B, o ruído que incomoda se transforma em grão e agrega valor.



Alanis Morissette


Orishas


Orishas


Little Joy


Little Joy


Little Joy


Little Joy


Dave Matthews



Dave Matthews Band: Carter


Dave Matthews

ps: deixe seu flash em casa, ser visto num espetaculo disparandos flashes é sinal de amadorismo.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

The Tough Guy Challenge 2009

Fiquei de cara ao ver essas fotos do Tough Guy Challenge 2009. Uma competição pra determinar quem é o mais durão de todos. Algo meio bobo, já que todos sabemos que o Jack Bauer ganha disparado. Anyways, as fotos são incríveis, esse evento deu muita vontade de fotografar e para não parecer uma disputa de fortões hooligans ingleses e sem coração, eles usam a grana arrecada para ajudar instituições carentes, mas não é lindo?